Animando uma sequência de imagens no Shotcut

03:30


Clique aqui para assistir ao vídeo!

Criar uma sequência de imagens no Shotcut é uma tarefa bem simples. Fique apenas atento a nomeclatura das imagens para manter a ordem. Na hora de montar o vídeo, tivemos dificuldades na organização da sequência ao ordenar os arquivos usando 2 dígitos no nome, como por exemplo nome-do-arquivo-01, nome-do-arquivo-10 e por ai vai, quando mudamos para 3 ou 4 digítmos não tivemos problemas. O ideal também é manter as imagens da sequência em uma única pasta.







Passo 01:
Dito isso abra o Shotcut e insira a primeira imagem da sequência no player, depois disso ative o painel propriedades clicando no botão correspondente na barra de ferramentas.


Passo 02:
No painel você verá informações sobre a imagem e um pouco abaixo a opção Image sequence, marque essa opção. O Shotcut emite um aviso de processamento das imagens e logo em seguida a sequência está pronta para ser visualizada. O tempo desse procedimento está ligado diretamente a quantidade de imagens processadas e da capacidade do seu computador.


Caso o vídeo fique muito rápido, você pode mudar isso ao configurar a repetição das imagens por frame, o padrão é uma imagem para cada frame da sequência. Isso pode ser modificado na opção Repeat onde passamos a quantidade de frames por imagem. 

Passo 03:
Vamos modificar para 3 frames por imagem e analisar o resultado. Observe que ao rodar o vídeo ele fica mais lento porém com menos imagens sendo exibidas, infelizmente não encontramos nenhuma opção para aumentar o tempo de exibição e assim exibir o restante dass imagens. Você pode ver melhor isso passando a sequência frame a frame usando as setas para direita e esquerda no teclado.


Passo 04:
Agora basta arrastar o vídeo para timeline, você pode então editá-lo como um vídeo normal e depois exportar o resultado. Como essa opção você pode montar vídeos em StopMotion ou  apresentações de slides, por exemplo.


Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook