Criando Halftones com o Inkscape

08:57


Halftone é uma técnica de impressão que simula os tons contínuos de uma imagem, a idéia é criar uma ilusão em que a cor de um ponto se misture a cor do fundo do objeto.

Com o recurso de clonagem em ladrilho vamos reproduzir esse efeito no Inkscape. Mas atenção um ponto muito grande ou muito pequeno descaracteriza a ilusão e faz com que você comece a perceber os pontos individuais ao invés do conjunto.

Além de pontos, ou círculos, retângulos e outras formas também podem ser usadas, não existe um padrão, teste para encontrar o melhor resultado para sua imagem e objetivo.







Passo 01:
No arquivo aberto desabilitei a visualização da página e criei duas camadas, uma para a imagem e outra para o efeito.

Passo 02:
Clique na camada efeito e desenhe uma círculo de cor preta, deixe-o com as dimensões de 6x6 pixels, e o posicione no canto superior esquerdo da imagem.


Passo 03:
No menu editar clique na opção Clone -> Clonar em ladrilhos. No painel de configurações na aba Simetria verifique se a primeira opção está em P1: deslocamento simples. Em seguida em Aplicar a clones ladrilhados clique em largura e altura e passe os valores da imagem no meu caso 640x525 pixels.


Passo 04:
Na aba Traçar, marque a opção Traçar o desenho embaixo de itens clone/spray e em Capturar desenho clique em cor, em Aplicar valor aos clones escolha Dimensões. Com as configurações feitas selecione o círculo caso não esteja selecionado e clique no botão Criar.


Passo 05
Após o processamento do efeito podemos ver o resultado sobre a imagem, o círculo que serviu de base para o efeito pode ser deletado. Ao desabilitarmos a visualização da camada imagem podemos ter uma idéia do traçado feito pelo efeito, os pontos nos lembram a imagem base. Quanto menor o círculo mais definada fica a imagem.


Passo 06:
Experimente círculos de 8px e de 4px, que por sinal é o melhor resultado, além de um losango de 6px, você pode testar formas e tamanhos variados.

Dê preferência a imagens em tons de cinza ou preto e branco, você também pode convertê-las no gimp por exemplo antes de aplicar o efeito.

Clique aqui para assistir ao vídeo!

Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook