Começando com o Vim

16:43


Transcrição do vídeo: Começando com o Vim
Duração: 02:20


O Vi é um editor de textos criado por Bill Joy em 1976 e que tem em sua versão melhorada, o Vim, criado em 1991 por Bram Moolennar, uma legião de pessoas que o amam e outra igualmente grande que o odeiam.

O motivo é que o Vim é um editor não convencional, apesar de ter uma edição melhorada ele se mantém fiel as raízes do Vi sendo esse um dos grandes motivos de sua eficiência.

Para começar a usar o Vim você precisa enteder como ele funciona e seus modos. O Vim possui 4 modos de operação: Normal, Edição, Visual e Comando. O usuário realiza a edição do conteúdo alternando entre esses modos.



Quando iniciado o editor está no modo Normal, neste modo você pode se movimentar pelo texto, apagar, copiar e colar palavras entre outras operações. Ao digitar a letra "i" você entra no modo de Edição ou Inserção de texto, como o nome diz nesse modo você pode digitar seus texto. Ao teclar "v" entramos no modo Visual e neste modo podemos fazer seleções verticais e horizontais em blocos de texto. Por fim temos o modo de Comando, quando em modo Normal digitamos ":" estamos acessando o modo de Comando do Vim e nele podemos Salvar, Abrir um novo arquivo, Saltar para uma linha específica ou fechar o editor. Para voltar ao modo Normal basta teclar "Esc".

O Vi foi pensando em tornar a edição de textos eficiente levando em conta o hardware da época, e durante um bom tempo trabalhar com código era significado de buscar uma linha, ler a linha, editar e salvar. As edições eram feitas linha a linha em equipamentos chamados TeleType Writers.

O Vim tem um tutorial interativo que ajuda o iniciante a começar a usar o editor, para usá-lo basta em um terminal aberto e com o Vim instalado é claro, digitar vimtutor e dar um Enter. Com isso você já está no Vim e basta seguir as instruções para aprender o básico do editor.

Mas do aprender a quantidade de comandos e opções que o editor oferece, o que vai fazer diferença no seu aprendizado é o tempo que você vai dedicar ao uso do editor, tudo é uma questão de prática, e no caso do Vim bastante prática.





Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook