Criando o efeito Color Splash no Gimp

17:34



Transcrição do Vìdeo: Criando o efeito Color Splash no Gimp 
Duração do Vídeo: 02:01


Color Splash é um efeito que deixa uma parte da imagem colorida, enquanto todo o restante fica em preto e branco ou tom de cinza.

Com o uso de máscaras de camada esse efeito é facilmente criado no Gimp.




Com a imagem aberta clique com o botão direito na camada e verifique se existe um Canal Alfa, caso não exista clique na opção Adicionar Canal Alfa. Em seguida duplique a camada.


Com a camada duplicada selecionada, dê um clique no Menu Cores e depois na opção Dessaturar, no diálogo escolha a opção Média e clique em Ok, sua imagem fica em tom de cinza.

Dependendo da complexidade da imagem que você está trabalhando você pode usar o pincel para criar o efeito ou uma seleção. Ao criar uma máscara de camada com a opção Branca opacidade total e com o pincel tendo como cor de frente a cor preta, ao passarmos o pincel sobre a imagem ele revela a imagem abaixo. Você pode ver isso melhor no vídeo Criando Estampas Realistas com o Gimp, link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=1nph_FjcWUc&t=34s

No nosso caso queremos deixar apenas a tela do laptop colorida, então podemos fazer uma seleção retangular e trabalhar o efeito diretamente na seleção.

Ainda na camada duplicada crie uma seleção retangular em volta da tela do laptop, depois clique com o botão direito na camada e na opção Adicionar Máscara à Camada. No diálogo em Inicializar máscara de camada para: escolha Seleção, marque o Checkbox Inverter máscara, na base do diálogo, Clique no botão Adicionar para confirmar.
A máscara é aplicada a seleção, deixando a tela do laptop colorida e todo o restante da imagem em tom de cinza.

Tecle Ctrl+Shift+a para desfazer a seleção e ajuste a imagem para ver melhor o resultado.




Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook