Exportando arquivos em lote no Inkscape

10:37



Transcrição do vídeo: Exportação em lote no Inkscape
Duração: 01:58


O Inkscape consegue fazer a exportação em lote de arquivos, e esse é o assunto do vídeo de hoje.

No arquivo aberto temos 6 imagens que precisam ser exportadas, isso é bem fácil de fazer no Inkscape, basta teclar Ctrl+Shift+e e exportar um arquivo de cada vez. Mas e se fossem 100 arquivos, ai complica um pouco mais ?

Bom neste exemplo eu salvei o arquivo SVG em uma pasta chamada exportacao-em-lote, é importante salvar em uma pasta específica para que voce possa localizar seus arquivos facilmente, já que por padrão o Inkscape faz o processamento em lote na pasta home.



Outra coisa importante é que todo objeto na area de desenho, recebe um id, e quando os objetos são agrupado recebem um id de grupo. É importante que você saiba disso porque caso não mude o nome do id ele é exportado com o id automático gerado pelo Inkscape.

Para ver o id de um objeto acesse as Propriedades do Objeto clicando nele com o botão direito do mouse e depois na opção Propriedades do Objeto ou teclando o atalho Shift+Ctrl+o.

No painel Propriedades do Objeto podemo ver o id atribuído, a Etiqueta e o Título, essas opções podem ser editadas, além da descrição. Podemos também ocultar e bloquear o objeto, além de atribuir interatividade.

Sabendo disso vamos ao trabalho.

Para fazer a exportação em lote selecione todos os desenhos e tecle Ctrl+Shift+e para ativar o Painel Exportar Imagem. Observe que abaixo da opção Filename, onde informamos o caminho e o nome do arquivo temos a opção Batch export, marque essa opção, que no momento indica 6 objetos selecionados. Agora basta clicar no botão Exportar.

Marcando o opção Close When Complete o painel exportar fecha após a conclusão do processo.





Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook