Opções de visualização no Inkscape

15:00


Transcrição do Vídeo: Opções de visualização no Inkscape
Duração: 01:58


Quando estamos trabalhando com muitos vetores, efeitos e bitmaps pode acontecer do Inkscape ficar um pouco pesado, travando ou distorcendo e congelando nas operações mais simples, como por exemplo redimensionando, rotacionando ou movendo um objeto.

Link da imagem usada: https://pixabay.com/en/dog-friendship-nature-trust-1861839/

Para evitar esse transtorno podemos fazer uso de diferentes opções de visualizações no Inkscape.

Neste exemplo apliquei um desfoque em um bitmap importado, já podemos ver que ao redimensionar o bitmap a visualização do processo fica um pouco quebrada, meio que congelando. Em um arquivo com apenas um objeto isso talvez não seja lá um grande problema, mas em arquivos mais complexos esse retardo na visualização pode se tornar cansativo



Para evitar isso podemos mudar a forma como o Inkscape trata os objetos nos processos de redimensionamento. Para fazer isso clique no Menu Editar opção Preferências ou tecle Ctrl+Shift+p.

No diálogo Preferênicas clique em Ferramentas e depois em Seletor, na opção Exibir quando transformar(tradução livre), selecione Contorno retangular ao invés de objetos. Aproveite e explore as opções desse diálogo, como Ativar a edição de gradientes.
Pronto, agora ao redimensionar um objeto, ao invés de vermos o objeto sendo redimensionado e os lags desse ato, vemos um retângulo indicando a área do redimensionamento.

Outro coisa que pode ajudar bastante é a mudança do modo de visualização. Clique no Menu Exibir e na opção Modo de visualização, você vai poder alternar entre: Normal, Sem filtros e Arramado. Para alternar entre as opções use o atalho Ctrl+5, sendo o número 5 o do teclado númerico, aqui comigo o alfanúmerio não funcionou.

Essas duas opções podem agilizar o tratamento de arquivos mais pesados ou a utilização do Inkscape em uma máquina mais modesta.





Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook