Templates no Inkscape

09:00



Transcrição do Vídeo: Templates no Inkscape
Duração: 02:09


Neste vídeo vamos conhecer o recurso de templates no Inkscape, uma forma simples e fácil de criarmos modelos de documentos e padrões de configuração.

Uma questão que surgiu no grupo Inkscape Brasil do Facebook foi a de como configurar o Inkscape para não exibir as bordas como padrão em novos arquivos.

O Inkscape ao ser aberto carrega um arquivo com configurações definidas em /usr/share/inkscape/templates/default.svg. Esse arquivo default.svg é que define o tamanho da paǵina, a presença da borda e tudo mais relativo ao documento padrão. 




Bom o Inkscape cria na pasta do usuário em .config/inkscape/templates um local para as configurações pessoais de documentos, lembrando que arquivos precedidos de . são arquivos ocultos no Linux e você deve exibí-los em seu gerenciador de arquivos para poder navegar nas pastas, caso a pasta templates não exista você pode criá-la. Esse caminho também pode ser um pouco diferente dependendo da distro que você está usando.
Então se quisermos por exemplo que o arquivo padrão do Inkscape tenha um tamanho de 800x600, unidade de medidas em px, cor de borda vermelha e cor de background cinza, basta em um novo documento abrir o diálogo de Propriedades do Documento teclando Ctrl+Shift+d e configurá-lo.

Depois salvar esse arquivo como default.svg na sua pasta pessoal em .config/inkscape/templates. Reinicie o Inkscape para que o novo modelo seja carregado. De agora em diante sempre que abrir o Inkscape ou pedir um arquivo novo, ele terá essas configurações.
Além disso ainda podemos criar diversos modelos de documentos com as mais variadas configurações e salvá-los na pasta templates. Assim sempre que necessário podemos abrir um documento como template, clicando no Menu Arquivo opção Modelos ou teclando Ctrl+Alt+n, e no diálogo escolher nosso modelo e confirmar a abertura clicando no botão Create from template.
Para voltar a usar o padrão de arquivo do Inkscape, basta apagar ou renomear o arquivo default.svg criado na pasta pessoal.





Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook