Terminal Básico Vìdeo 03 - Comandos touch, cp, mv e rm

19:00


Transcrição do Vídeo: Terminal básico - Vídeo 03
Duração: 05:44


Dessa vez vamos abordar os comandos touch, cp, mv e rm. Com esses comandos fechamos um ciclo básico de localização, movimentação e criação de arquivos e diretórios.

O comando touch nos permite criar um arquivo de texto pelo terminal, seu uso é bem documentado no man.

Estou em um diretório(uma pasta) chamada terminal3 onde faremos os nossos testes. Digite ls -R para conhecer melhor a nossa estrutura de trabalho, o -R lista de forma recursiva todos os arquivos e diretórios.




Em terminal3 temos 5 diretórios, backup, destino, dir1, dir2 e dir3. Backup está vazio, destino contém um arquivo chamado arquivo, dir1 está vazio, dir2 contém 3 diretórios vazios, subdir1, subdir2 e subdir2 e por fim dir3 em terminal3 também vazio.

Para criar um arquivo com o touch basta digitar: touch nome_do_arquivo, no nosso caso touch teste.

Podemos criar mais de um arquivo apenas separando-os com espaço, por exemplo: teste1 teste2 e teste3.

Para editar um arquivo podemos usar o editor Nano, existem vários editores para terminal, entre os mais conhecidos estão o Vi e o Vim, porém o Nano é mais simples de usar e assim com o Vi ja vem pré-instalado na maioria das distribuições. Para abrir um arquivo com o Nano digite: nano nome_do_arquivo no caso teste.

Digite: teste de texto, observe que na parte inferior da tela o Nano mostra os atalhos com as opções de trabalho, entenda o acento ^ como a tecla Ctrl. Tecle Ctrl+o seguido de Enter para salvar e Ctrl+x para Sair.

O comando cp copy, copia um arquivo ou diretório. Para usá-lo basta digitar cp nome_do_arquivo_a_ser_copiado nome_de_destino, por exemplo teste teste4, observe que teste4 não existia.
Se tentarmos copiar um arquivo com o mesmo nome no mesmo local o comando tem como resposta que os arquivos já existem.

Para copiar para outro diretório basta passar o caminho, por exemplo: cp teste dir1, irá copiar teste para o diretório dir1, para confirmar basta dar um ls dir1.
Para copiar diretórios e seu conteúdo usamos a opção -R, vamos copiar dir2 e todo o seu contéudo para o diretório destino: cp -R dir2 destino, para conferir dê um ls /destino.

Existem várias opções de uso do comando cp, consulte o man para maiores detalhes.

Semelhante ao comando cp o comando mv, move permite movimentar ou renomear um arquivo ou diretório, vamos mover dir1 para dentro de dir2, então digite: mv dir1 dir2, dê um ls -R dir2 para conferir .

Para mover um diretório e todo o seu conteúdo não precisamos usar a opção -R com o mv, basta digitar mv dir2 dir3, dê um ls -R dir3 para conferir.

Para renomear um arquivo ou diretório usamos o mv da seguinte forma mv teste teste-renomeado, dê um ls para conferir. No caso de diretório o procedimento é o mesmo, por exemplo, mv dir3 dir-tudo, ls para conferir.

Para maiores detalhes consulte o man.

Por último o comando rm, remove, apaga arquivos e diretórios, seu uso segue a mesma rotina, para apagar o arquivo teste1 digite: rm teste1, verifique com ls.

Para solicitar uma confirmação ao excluir usamos a opção -i, podemos responder com s(sim) ou n(não) sendo que y(yes) ou n(no) também  funcionam na maioria das vezes.
Para remover um diretório e todo o seu conteúdo use -R, como em cp, vamos usar -i para confirmar, assim cada etapa do processo deve ser autorizada por você. Claro que se você tem muitos arquivos, diretórios e subdiretórios, essa opção pode ser tornar cansativa. Para excluir destino digite: rm -i -R destino. De um ls para conferir.
Para maiores detalhes, sempre consulte o man.





Você também pode gostar desses posts

2 comentários

  1. Cara, são muito bons os seus tutoriais. São bem explicados e bem ilustrados. Gosto especialmente dos vídeos, só não entendo porque tem poucos likes. Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa William.. Obrigado pelo elogio... o trabalho só começou... tanto o canal quanto o blog são pouco conhecidos... pelo menos eu acredito que seja isso.. rsrsrs ... vamos torcer pra aumentar... abraço e mais uma vez obrigado.

      Excluir

Like us on Facebook