Criando animações com o Synfig Studio

09:00


Transcrição do vídeo: Criando animações com o Synfig Studio
Duração: 06:48



Neste vídeo vamos ver o processo de montagem de uma animação.

Existem várias formas de fazer isso e os objetivos do vídeo são

  • Como trabalhar com Camadas;
  • Importação de imagens;
  • Keyframes;
  • Máscaras;
  • Configuração de parâmetros.
A arte foi feita no Inkscape, mas poderia ter sido montada no próprio Synfig. Existe um plugin para exportar do Inkscape diretamenta para o padrão de arquivo do Synfig. Mas não vamos fazer uso dele nesse exemplo. Para facilitar o trabalho e também organizá-lo a  arte foi feita em 3 Camadas.

Após a definição da arte, fazemos a exportação dos elementos em separado, no nosso caso o background, a frase e a letra A

No Synfig vamos configurar um novo documento. Clique no Menu Editar e em Preferências, na aba Documentos mude a Largura e Altura para 1280x720. Clique em Ok para confirmar. Clique em Arquivo opção Novo e o novo documento vem com as configurações definidas.
Na parte de baixo da janela de desenho clique em Aproximar para ajustar, assim podemos ter uma visão geral da tela.
Para importar use o atalho Ctrl+i, navegue até os arquivos e importe primeiro o background.

O arquivo importado já vem centralizado na área de desenho. Observe que no Painel Camadas, uma Pasta com o nome do arquivo importado é exibida, expandindo a pasta podemos ver os arquivos que fazem parte dela, no nosso caso o arquivo background.

Importe agora o arquivo frase da mesma forma, em seguida a letra A e posicione-a antes da letra n para formar a palavra Animação.

Para selecionar um objeto na Área de Desenho você pode clicar sobre ele ou dar um clique na representação dele no Painel Camadas. Para mover clique e arraste sobre o ponto central verde ou use as setas do teclado. Ao usar as setas com a tecla Shift pressionada temos um deslocamento maior.

Com a arte montada vamos começar o processo de configuração das máscras

Máscaras permitem que um conteúdo seja escondido e quando animado revelado em um determinado momento do projeto. Vamos fazer uso de máscaras para omitir a frase e revelar seu conteúdo no tempo certo.




Clique na Camada frase e desenhe sobre a palavra Animação um retângulo, a cor não importa mas o ideal é que seja de uma cor diferente da do Background, para que você veja o que está desenhando.
Uma Camada representando o retângulo desenhado também é criada, vamos mudar seu nome para mask-animacao, clique sobre o nome da Camada do retângulo e digite o novo nome.
Para criar a máscara vamos mudar o modo de composição do retângulo, clique sobre ele e no Painel de Parâmetros à esqueda da Timeline, mude o método atual, que é Composição para Alfa sobre, quase no fim da lista.
Ok a máscara funcionou, só que de forma errada, para resolver o problema vamos criar uma Camada de Grupo, isso vai isolar a ação da máscara.
Selecione as 3 Camadas de cima, clique no ícone de cada Camada com a telca Shift pressionada e em seguida clique no Botão Camada de Grupo.
Agora a máscara funciona corretamente, renomeie o grupo para animacao.
Crie máscaras para as palavras Software, Livre e com, renomei cada máscara no padrão da máscara anterior, mask-palavra, não deixe de mudar o modo de composição para Alfa sobre.

Ao terminar volte para a Ferramenta Transformar, a seta.  

Pronto a única coisa que está na tela é a letra A. Vamos mudar o seu fator de Escala para torná-la minúscula. Clique na Camada letraa e no Painel de Parâmetros, expanda a opção Transformação, clique em Escala para selecionar a opção e clique no valor 60, sobrescreva por zero, tecle Enter e faça a mesma coisa com o outro valor 60 e tecle Enter para confirmar.
Assim a letra A praticamente desaparece.

Clique no ícone Ligar modo de animação, o bonequinho verde no canto inferior direito da Áraea de Desenho. Certifique-se que um retângulo vermelho envolva toda a Área de Desenho.
Próximo ao ícone de Ligar modo de animação temos o Modo de Interpolação padrão, que no momento é a  opção Preso, clique nele e mude para Entrada/Saída Suave, que como o nomediz suaviza a interpolação no início e no fim de cada objeto animado.
Vamos animar a letra A. Digite na Caixa Tempo Atual o valor 6 ela se localiza no lado esquerdo do Player e tecle Enter.
Clique na aba Quadro-Chave, ao lado da aba Parâmetros, e dê um clique no sinal de + na base do painel para criar um novo quadro-chave. Vamos criar um quadro-chave para cada etapa da animação.
Volte para aba Parâmetros, selecione a Camada letraa e em Transformação item Escala, mude o valor para 70, mude o tempo para 12, clique na aba Quadro-Chave e crie um novo, na aba Parâmetros mude a Escala para 60.
Assim a letra A fica com um pequeno vai e vem. Para as próximas etapas vamos usar sempre 12 unidades de tempo, assim nosso próximo quadro- chave se passa no tempo 24, digite na Caixa de Tempo Atual e crie um novo quadro-chave.

Clique na Camada mask-animacao e vamos descobrir a palavra, para isso clique no ponto verde do lado esquerdo do retângulo e com a tecla Shift pressionada arraste para o lado direito até que a palavra completa apareça.
Digite 36 na Caixa de Tempo Atual, crie um novo quadro-chave e selecione a Camada mask-com, clique no ponto verde da parte de baixo e com shift pressionado revele a palvra "com", arrastando para cima.

Clique no Botão Buscar Começo, o primeiro do Player e depois clique no Botão Tocar para ver como estamos até aqui. Ao terminar de visualizar Pause a animação e clique no Botão Buscar quadro-chave Anterior, que fica a esquerda do Botão Tocar.

Estamos no quadro 36, na Caixa de Tempo Atual digite 48, crie um novo quadro-chave e revele a palavra software.

Em seguida digite 60 na Caixa de Tempo Atual, crie mais um quadro-chave e revele a palavra livre.

Para finalizar vamos rotacionar um pouco a Camada letraa, adicione um novo quadro-chave no tempo 63, clique no ícone da Camada letraa, certifique-se que o Botão Alternar Alças de Ângulo esteja pressionado.
Clique no ponto verde central da letraa, e com a tecla ctrl pressionada arraste o ponto para perna do "A" perto da letra "n", assim mudamos o centro da Camada. Agora clique no ponto azul e mude a rotação um pouco para baixo.

Não deixe de salvar seu projeto.

Clique no Botão Mostrar Diálogo de Renderização, escolha um local e um nome para exportar a animação, a extenção deve ser .mp4 para criar um vídeo, em destino escolha ffmpeg, em Qualidade digite 9 e em Antiserrilhamento 31, na aba Tempo, mude o Tempo Final para 96, isso nos uma animação de 4 segundos. Clique no Botão Renderizador para criar o vídeo da animação.

Depois de renderizado navegue até o arquivo e dê dois cliques para visualizar no seu player de vídeo.







Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook