Criando Perspectiva Isométrica no Inkscape

10:32


Transcrição do vídeo: Criando perspectiva isométrica no Inkscape
Duração: 06:12



Neste vídeo vamos ver como usar a Perspectiva Isométrica em desenhos no Inkscape.

No Inkscape temos 2 tipos de grade ou grids, a grade retangular e a grade axonométrica.

Para ativar as grades vamos acessar o Diálogo Propriedades do desenho, use o atalho Ctrl+Shift+d e clicar na aba Grades. Em Criação escolhemos o tipo de grade, vamos criar as duas grades.

Primeiro escolha Grade retangular e clique no Botão New. A grade recebe um nome e suas configurações podem ser vistas e alteradas abaixo, 3 checkboxes definem a ativação, a visualização e o auto-alinhamento dos elementos em relação a grade. Também podemos mudar unidade de medida, origem, espaçamento, cores, distância das linhas e trocar as linhas da grade por pontos.
Para remover uma grade basta clicar no Botão Remover na base do Diálogo Propriedades do desenho.

Vamos remover a grade retangular, escolher axonométrica em Criação e clicar no Botão new. Observe que na Grade axonométrica temos na área de configurações os angulos x e z e falta o espaçamento em x, essa grade não pode ser exibida em pontos.

Agora clique na aba Página e desmarque o checkbox Mostrar bordas da página. Feche o Diálogo para continuar.
Com a grade na tela podemos ajustar o zoom para deixar mais confortável a visualização, esse ajuste é bem individual.
Vamos usar como Ferramenta de desenho a Caneta Bézier e trabalhar através de cliques, não vamos arrastar a caneta nesses exemplos.

No Menu Exibir em Show/Hide, verifique se a opção Snap controls bar está ativa, vamos precisar dela para ajudar em relação ao controle, alinhamento e atração das linhas.

Se a Barra estiver sendo exibida podemos ativá-la ou desativá-la clicando em ativar auto-alinhamento, o primeiro Botão de cima para baixo da Barra. Estou usando o Layout Wide do Inkscape, se você usa um Layout diferente localize a Barra e o Btão. Você pode ver as opções de Layout e qual está em uso, acessando o Menu Exibir e nas 3 últimas opções verificar o Layout selecionado, que será Default, Custom ou Wide.
Outro Botão muito útil é o Snap cusp nodes, não deixe de ativá-lo.
Como primeira peça vamos criar um quadrado ou uma caixa, essa talvez seja a forma mais simples de fazer e passa a existir através da união de 3 quadrados.




Com a Ferramenta Caneta Bézier selecionada um clique em uma interseção de linhas e conte 6 espaços para dar outro clique, mova para cima mais 6 espaços e clique novamente, continue até chegar ao ponto de origem e clique sobre ele para finalizar a forma.

Eu gosto de começar da direita para esquerda, mas isso é irrelevante e você pode começar por onde quiser.

Continue o mesmo processo e desenhe a parte de cima e a lateral do quadrado.
Para dar forma ao nosso desenho podemos ativar e desativar a visualização da grade teclando Shift+3(#). Faça isso e tecle Barra de Espaço para voltar a Ferramenta Seletor.

Clique na face do quadrado voltada para você, a primeira que foi desenhada e a ela um tom escuro de vermelho, clique na face lateral e escolha um tom médio de vermelho e na face de cima um tom claro. Esse ajuste de cores ajuda a dar volume a peça. Elimine o contorno, para isso selecione todas as faces e com a tecla Shift pressionada clique sobre o X no início da Caixa de Cores.
Para completar vamos criar uma uma tampa e uma fita sobre a caixa. Ative novamente a grade, teclando Shift+3(#) e volte a Caneta Bézier, seu atalho é Shift+F6.

Para criar a tampa, desenhe um retângulo, tendo como base a parte de cima da face mais escura, esse retângulo vai ter a largura da caixa e a altura de um espaço. faça a mesma coisa na face lateral

Use a Ferramenta Conta Gotas para copiar a cor das faces aos retângulos recém criados, para isso com o retangulo da tampa selecionado um  clique na cor da face correspondente, isso vale para ambas as peças.

Selecione os dois retângulos da tampa e remova o contorno. Ainda com os dois selecionados, tecle Ctrl+d para duplicar, mude a cor para um tom escuro de cinza e tecle Ctrl+Shift+F para ativar o Painel Preenchimento e Contorno.
Configure o desfoque em 6 e a opacidade em 35, feche o Painel. Tecle seta para baixo duas vezes e para esqueda uma vez para ajustar a sombra, em seguida tecle PageDown duas vezes para enviar a sombra para trás das peças que formam a tampa, clique na face de cima da caixa e tecle PageUp para deixá-la sobre a sombra. Assim criamos volume na tampa. Tecle Shift+3(#) para visualizar o trabalho.
Ative a grade para montagem da fita. Com a Ferramenta Caneta Bézier desenhe um retangulo que ocupa dois espaços na lateral esquerda da tampa da caixa, bem no meio, lembrando que a caixa tem 6 espaços, então vamos fazer o retângulo nos espaços 3 e 4, a fita vai ocupar toda a extensão da caixa. Continue criando a fita na borda da tampa. Na lateral da caixa, vamos terminar a fita e fazer um pequeno detalhe de corte, aqui devemos desativar o auto-alinhamento, clicando no primeiro Botão da Snap Controls Bar, ajuste o zoom se necessário.
Desative a grade, dê a fita uma cor clara, se possível respeitando as tonalidade e remova os contornos. A última parte da fita, a que foi feita na lateral deve ser enviada para trás da sombra com PageDown, no meu caso teclei 4 vezes. 
Essa é a caixa finalizada.







Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook