Criando uma espiral de Fibonacci com o Inkscape

09:00


Transcrição do vídeo: Espiral de Fibonacci com o Inkscape
Duração: 02:45



A sequência de Fibonacci foi descrita no final do século 12 pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci, é uma sequência infinita que começa com a repetição dos dois primeiros elementos, no caso o número 1 e onde cada elemento a partir do terceiro é obtido com a soma dos dois anteriores, sendo 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e assim ao infinito.
Ao dispor a sequência de forma geométrica com retângulos é possível traçar uma espiral perfeita. Curiosamente os termos da sequência se aproximam da chamada Proporção Áurea, uma relação muito usada na arte, arquitetura e design, além de ser encontrada de forma abundante na natureza.
Neste vídeo vamos criar a Espiral de Fibonacci utilizando o Inkscape.

Para começar eu removi as bordas da página e ajustei as unidades de medidas para pixel, para facilitar a visualização desabilitei a opção de ajuste da espessura ao redimensionar os objetos e por fim ativei as opções de auto-alinhamento.

Desenhe um quadrado de 100 por 100px, sem preenchimento e com a espessura mínima de borda no valor de 01mm. Em seguida duplique esse quadrado e ajuste a sua largura para 161,8px mantenha as formas alinhadas e sobrepostas, por fim as agrupe.



Desenhe agora um círculo com 200 por 200px e alinhe à esquerda e ao topo da forma anterior
Com a Ferramenta de Edição de nós edite o círculo para que forme um arco entre a base da forma e a borda direita do quadrado. Se necessário alterne entre a Ferramenta de Edição de nós e a Ferramenta Elipse para selecionar a opção arco.
Selecione tudo, agrupe e duplique a forma. Rotacione sempre para o lado direito mantendo a tecla Ctrl pressionada, assim teremos um deslocamento de 15 em 15 graus, ao rotacionar 90 graus alinhe a forma duplicada a borda direita do quadrado e a parte superior do retângulo, agora redimensione para caber no espaço entre o quadrado e o retângulo.
Esse processo se repete por mais 6 vezes sempre rotacionando para a direita use o zoom para ter mais precisão nos encaixes.
Pode acontecer de uma parte da espiral ficar 1px fora do traçado, isso se deve a sobreposição dos retângulos, para ajustar basta selecionar os pedaços em desordem e com a tecla Alt pressionada teclar seta na direção que deseja ajustar.

Ao fim do processo teremos representada graficamente uma Sequência de Fibonacci e Espiral dentro das regras da Proporção Áurea







Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook