Editando som com o Audacity

12:02


Transcrição do vídeo: Editando áudio com o Audacity
Duração: 03:11


O Audacity é um software livre para edição digital de áudio. E  talvez o mais conhecido no mundo Linux.

A facilidade de edição torna o Audacity um software muito popular. Ele importa e exporta em diversos formatos e é multiplataforma.

Neste post vou mostrar duas das edições feitas nos vídeos da Livre Labs, que são a redução de ruído e a normalização do áudio.

Interface não é forte do Audacity mas os recursos disponíveis e a forma fácil de usá-los compensa esse problema.

Vamos abrir o arquivo que será editado, ele é um trecho da gravação deste vídeo. Clique no Menu Arquivo e navegue até seu arquivo trabalho.

Ao ser aberto o arquivo, é exibida uma trilha de áudio que pode ser ajustada para uma melhor visualização da onda, além de ampliada teclando Ctrl+1, reduzida com Ctrl+3 e voltar ao zoom padrão com Ctrl+2.

Ajuste a faixa puxando em sua janela para baixo, assim podemos ver melhor os detalhes da onda e localizar imperfeições no áudio com mais facilidade.
O cursor padrão consiste na ferramenta de seleção, a primeira da esquerda para a direita na Barra de Ferramentas. Ela permite que você marque e selecione trechos do áudio.




O ideal ao gravar o áudio é que seja feito em um local silencioso e se possível com boa acústica. Como nem sempre isso é possível podemos fazer uso dos recursos do Audacity para resolver alguns problemas. Outra coisa muito importante é que você mantenha alguns segundos de espaço antes e depois de terminar a gravação, isso serve para capturar o som ambiente e ajuda a obter um perfil do ruído, além é claro de facilitar os cortes na montagem.

No caso da redução de ruído,  a operação é dividida em dois passos, primeiro precisamos obter um perfil do ruído que desejamos remover, para isso selecione um trecho do áudio que você considera um ruído.
Depois clique no Menu Efeitos e na opção redução de ruído. No diálogo que surge clique no botão Obter perfil do ruído.
Essa ação informa ao Audicity o tipo de som que ele deve reduzir, agora tecle Ctrl+a para selecionar toda a trilha e clique novamente em Efeitos -> Redução de ruído, o segundo passo é onde fazemos as configurações do efeito, para este vídeo e para a grande maioria dos casos a configuração default produz resultados bem satisfatórios, clique no botão Ok para aplicar o efeito.
Observe que sua trilha fica mais limpa, com linhas mais definidas.

Normalizar consiste em nivelar as faixas de áudio, no caso da Livre Labs muitas vezes o áudio é gravado por etapas e as vezes em locais diferentes, isso gera um desnível no volume, assim depois de feita a redução de ruído o ideal é que as faixas de áudio seja normalizadas ou sejam niveladas, isso é bem simples de fazer, basta selecionar todas as faixas com Ctrl+a e depois clicar no Menu Efeitos Normalizar. Como na redução de ruído as configurações default são satisfatórias para a maioria dos casos. Clique no botão Ok para aplicar.
Esses dois recursos deixam o som da sua gravação com melhor qualidade. Vale lembrar que uma imagem ruím é até suportável, mas som ruím não.






Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook