Terminal básico #5 - Comandos cal, date e history

15:12


Transcrição do vídeo: Terminal básico - vídeo 5
Duração: 03:53



Vamos abordar três comandos bem úteis e fáceis, o comando cal, o comando date e o comando history.

Sempre para maiores detalhes e informações consulte o man.

Cal é o comando que imprime um calendário. Se nenhuma opção for especificada cal imprime o calendário do mês atual.

Para exibir o calendário do ano todo digite cal -y, podemos ainda pedir um ano específico, digitando cal -y 2018 por exemplo, se quisermos os próximos 12 meses a contar da data atual digitamos cal -Y. Observe que os meses são exibidos em 3 colunas, ao digitar cal -3 obtemos o calendário de 3 meses, sendo o mês atual e os dois meses seguintes.
Para o calendário específico a partir do mês atual, digite cal -n e a quantidade de meses com um número de 1 a 12, serão impressos todos os meses até o mês especificado. Sendo ainda mais específico passamos mês e ano com cal 03 1972, por exemplo. Podemos ainda mudar o primeiro dia da semana para Segunda, tente cal -m. Os dias da semana são exibidos teclando cal -w e com cal -j vemos o calendário Juliano. Para finalizar cal -V, mostra a versão do comando e sai do calendário.
O comando date exibe a data do sistema e premite sua alteração. Neste vídeo vamos apenas ver as opções de exibição.


Ao digitar date, obtemos dia e mês de forma abreviada data e hora no formato hh:mm:ss. As opções permitem uma variação bem completa da forma de exibição além da possíbilidade de realizar operações com datas.
As opções são utilizadas da seguinte forma +%Opção, por exemplo, +%A exibe o dia da semana, já +%B exibe o mês e +%R exibe hora e minuto. Usando aspas simples você pode combinar as formas de exibição, assim o comando a seguir '+%d de %B %A %R', imprime dia, a palavra de, mês, dia da semana e hora.
A opção -d ou --date nos permite executar operações com data, opções como now, tomorrow, yesterday, ago, week além de outras podem ser usadas para obter datas, por exemplo se quisermos saber em que dia da semana cai o natal de 2017 digitamos: date '-d 25 december 2017' +%A, não deixe de consultar o man para maiores detalhes do comando.
History é o comando que permite a visualização dos últimos comandos executados pelo bash. Para usar basta digitar history e dar um Enter.
Para executar um comando da lista basta digitar !número do comando e teclar Enter.
O comando history armazenas os comandos executados em um arquivo localizado na sua pasta pessoal chamado .bash_history, você pode visualizar ou editar esse arquivo.
A quantidade de comandos a serem armazenados são definidos pela variável de ambiente $HISTSIZE, para visualizar essa informação digite echo $HISTSIZE. Lembrando que esse valor pode mudar entre as distribuições.
Para alterar a quantidade de comandos a serem armazenados digitamos export HISTSIZE=valor desejado
Para limpar a lista de comandos basta excluir o arquivo .bash_history ou digitar o comando history -c.
Para excluir um comando específico da lista digitamos history -d n, onde n é o número da linha que desejamos excluir.
Existem n opções para os comandos abordados no vídeo, não deixem de consultar o man dos comandos e de pesquisar sobre eles para complementar seus estudos.







Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook