Blender: Operações na 3d View

09:00


Transcrição do vídeo: Blender básico: Operações na 3d View
Duração: 02:43



Neste vídeo vamos explorar a seleção, o controle de zoom e algumas formas de navegação pela 3d View.

O Blender tem um vasto conjunto de atalhos e muitos deles usam o teclado númerico como base, para os usários de laptop ou mesmo para os que usam o teclado convencional mais preferem usar os números pelo telcado Alfa-numérico o Blender permite emular o comportamento do teclado númerico. Para isso acesse o Menu File e a opção User preferences, no Diálogo clique na aba Input e marque a opção Emulate Numpad.
Para os exemplos de hoje você vai poder usar os sinais de + e - do teclado Alfa numérico.

No Blender para selecionar um objeto usamos o Botão direito do mouse, o esquerdo posiciona o cursor no local do clique. Por padrão temos um sólido, uma câmera e uma lâmpada, para selecionar qualquer um desses objetos basta clicar com o Botão direito do mouse sobre eles.

Ao receber o clique o objeto selecionado fica com um contorno Alaranjado e os Manipuladores de transformação ficam em destaque, cada um representando uma direção nas Coordenas Espaciais.
A tecla "a" seleciona tudo ou remove qualquer seleção feita.
Você pode explorar mais opções de seleção acessando o Menu Select da 3d view.
O controle de zoom pode ser feito pelo teclado com as teclas + e - do teclado númerico ou Alfa numérico emulado e com o mouse através do scroll. Ao pressionar o Botão do meio do mouse podemos girar 360 graus em qualquer direção. A tecla "/"do teclado númerico atribui e remove foco ao objeto selecionado.
Podemos navegar pela 3d View utilizando uma combinação de mouse e teclado.





Ao pressionar a tecla "Shift" e o Botão do meio do mouse, podemos deslocar a tela pelo campo de visão da 3d View.
Com o "Shift" pressionado ao rodar o Scroll do mouse em sentido horário a tela é deslocada para cima, em sentido anti horário para baixo.
Com o "Ctrl" pressionada ao rodando o Scroll em sentido horário a tela é deslocada para a direita e para a esquerda em sentido anti horário.
Com "Ctrl+Alt" pressionado ao rodar o Scroll em sentido horário rotacionamos a tela horizontalmente para a esquerda e para a direita no sentido contrário.
Já "Ctrl+Shift" e Scroll em sentido horário rotacionamos verticalmente para a direita e para a esquerda no sentido contráio.
Vamos voltar a falar de navegação, deslocamento e modos de visão pela tela nos próximos vídeos.

As opções de deslocamento de tela e muitas outras podem ser acessadas no Menu View da janela 3d View.





Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook