Gimp: Montando uma sequência de fotos

18:51


Transcrição do vídeo: Montando uma sequência de fotos no Gimp
Duração: 02:24

Neste vídeo vamos montar uma sequência de imagens no Gimp, tipo aquelas sequências esportivas, onde podemos ver todas as etapas do movimento.
Ao utilizar ou extrair uma sequência de fotos, a câmera deve estar totalmente parada e o ângulo e a duração devem deixar claro o movimento a ser registrado, uma imagem não deve estar sobre outra.

Eu usei o Shotcut para exportar os frames, para fazer isso basta escolher o frame e no Menu File clicar em Export Frame, depois use as setas para escolher o próximo frame. Salvei numerando a sequência na ordem em que aparecem.
Segue o link para vídeo usado e o momento em que capturei as imagens.
Momento da primeira extração de imagens:
43:16:11


No Gimp clique no Menu Arquivo e em Abrir como Camadas, essa opção permite que você selecione uma série de imagens e abra todas em um único arquivo em diversas Camadas.

A primeira foto da sequência é a Camada mais baixa, clique com a tecla Shift pressionada no Botão Alternar a Visibilidade da primeira Camada, assim deixamos visível apenas essa Camada.
Para criar a sequência vamos fazer uso das Máscaras de Camada. Deixe a segunda Camada visível e utilize as Réguas para marcar o local da manobra




Agora clique com o Botão direito na Camada e em Adicionar Máscara à Camada, no Diálogo escolha a opção Preta(transparência total) e clique no botão Adicionar para confirmar. Como resultado temos uma camada totalmente transparente.
Inverta as cores de Frente e Fundo para ficarmos com branco na frente e preto atrás.
Tecle "p" para mudar para a Ferramenta Pincel, escolha um Pincel esfumaçado, ajuste o tamanho, clique na Máscara e pinte na região que marcamos com as Guias. Vamos assim revelar a segunda etapa do movimento
Vamos repetir esse processo em todas as Camadas, você pode alternar com a Ferramenta Mover para mudar as Guias de lugar, assim no final teremos a nossa sequência montada. Tome cuidado ao pintar para não apagar traços do movimento anterior, caso isso aconteça, troque a ordem das cores novamente e pinte a região apagada.

Pronto, tecle Ctrl+Shift+t para ocultar as Guias. Salve e Exporte o trabalho.




Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook