Inkscape: Criando uma árvore Isométrica

12:14


Transcrição do vídeo: Árvore isométrica no Inkscape
Duração: 02:54



Neste vídeo vamos continuar trabalhando com a Perspectiva Isométrica no Inkscape. Segue abaixo link para o vídeo de introdução ao trabalho com esse tipo de desenho.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=YSX6f7gOZTA.

No exemplo vamos criar uma árvore e o terreno a sua volta.

No Inkscape tecle Ctrl+d para desabilitar a visualização da borda da Página, e na aba Grades na opção Criação, escolha Grade Axonométrica, depois clique no Botão Novo. Feche o Painel

Tecle Shift+F6 ou clique sobre a Ferramenta Caneta Bézier. É com ela que vamos criar o traçado, habilite as opções de Auto alinhamento. Ajuste o Zoom até que a visualização da grade fique confortável.
Clique em uma intersecção da grade e conte 6 quadros para cima, dê um novo clique, conte 1 para o lado e para baixo e clique novamente. Continue esse processo até fechar um retângulo que servirá como uma das faces do tronco da árvore. Crie a outra face ao lado da mesma forma.
Para a copa da árvore, conte 3 quadros do topo para a base do tronco e dê um clique entre os troncos, conte 5 quadros no sentido da diagonal esquerda e dê um novo clique, agora conte 7 quadros a partir do topo do tronco e clique entre eles. Feche a forma clicando no ponto de origem. Repita o processo para o lado direito.
Como temos duas faces, vamos deixar a lateral esquerda sempre mais escura que a direita, então escolha um tom de marrom escuro e claro para o tronco e um de verde para a copa.
Vamos deixar a árvore mais alta duplicando a copa e ajustando o seu tamanho e cor. Desabilite a opção de Auto Alinhamento, selecione as duas faces da copa e tecle Ctrl+d para duplicar, com a tecla Ctrl pressionada arraste a copa duplicada para cima até alcançar a linha das duas extremidades da primeira copa. Solte nessa posição e ajuste o tamanho teclando Ctrl+Shift para manter a proporção, ajuste até alcançar a parte interna da primeira copa
Esse processo se repete mais duas vezes. Por fim mude as tonalidade de verde.
Tecle Shift+3 para desabilitar a grade, selecione tudo e remova o contorno, teclando na opção de cor branca com um X na Barra de Cores com a tecla Shift pressionada.




Para finalizar habilite novamente a grade teclando Shift+3 e o Auto Alinhamneto, trace um retângulo envolvendo a árvore. Para isso com a Caneta Bézier dê um clique 3 quadros para baixo a partir da base e do centro do tronco e desenhe um quadrado de 6 por 6 envolvendo a árvore.  

Arraste o quadrado criado com a tecla Ctrl pressionada 1 quadro para cima. Pinte de um tom de verde e tecle End para enviá-lo para trás.
Desenhe dois retângulos um para cada face do chão que acabamos de criar e pinte-os com um marrom mais escuro.
Você pode agora duplicar e ajustar para criar uma floresta.




Você também pode gostar desses posts

0 comentários

Like us on Facebook