Synfig Studio: Planeta em órbita

09:00


Transcrição do vídeo: Planeta em órbita com o Synfig
Duração: 04:48



Neste vídeo vamos montar a animação do planeta terra em óbita do sol, como essa que você está vendo.

As imagens foram baixadas do site FreePik e seus links estarão disponívies para download.

Quando você baixa uma imagem do Freepick ela vem no formato .zip, ao descompactar o arquivo vamos encontrar uma versão em Ai(Adobe Ilustrator), uma versão em eps(PostScript) e outra em jpg. Para editar o vetor no Inkscape eu usei o formato eps, que além de editável é muito leve de manipular. O formato Ai se mostrou muito pesado, chegando a congelar a máquina.

Para o background abri a imagem no Gimp, e no menu Imagem -> Redimensionar Imagem, fiz um ajuste na Resolução que nesta imagem e de 150ppi e ajustei para 72ppi, criei uma seleção retangular de tamanho fixo de 1280x720, copiei colei em um novo arquivo e salvei com o nome de background.png.

Para os planetas editei o arquivo no Inkscape, isolei o sol e a terra e os exportei como sol.png e terra.png.

Montei a arte no Inkscape para ter uma visão geral antes de ir ao Synfig.

No Synfig configurei um documento de 1280x720, caso tenha dúvida nessa etapa assista ao vídeo anterior, segue link https://www.youtube.com/watch?v=LK6kZNhDLsA&t. Importei os arquivos na ordem de uso, assim fica fácil de entender o conceito de Profundidade. Importe o background, o sol e por último a terra.

Os arquivos importados são centralizados na tela e para facilitar a sua manipulação vamos criar um Grupo de Camada para cada arquivo importado, para isso clique na Camada do Arquivo e depois no Botão Camada de Grupo, renomeie o grupo para o nome do arquivo.

No Painel Camadas selecione o background e no Painel de Propriedades altera a Profundidade Z dele para 8.


Depois disso oculte a Camada background, ajuste o tamanho se necessario. Selecione a terra e mova um pouco para baixo, deixando-a longe do sol.

Para a órbita, vamos criar um Círculo só com o contorno, então no Painel Ferramenta Círculo escolha Criar uma Camada só de Contorno, no Synfig preenchimento e contorno são criados separadamente em Camadas distintas.





Desenhe um círculo, faça isso um pouco afastado do sol, verifique se a Alça de Tangente, a alça amarela, está ativa, caso contrário ative-a, vamos usar essa alça para editar o contorno.

No Painel de Camadas clique na Camada do contorno e mude seu nome para órbita, com a Ferramenta Seta envolva todo o Círculo na tela, as alças ficam em destaque, clique na alça amarela na base do Círculo e com a tecla Alt pressionada arraste para direita e para cima para deformar o Círculo e criar a órbita. Depois de criada arraste a alça verde do Círculo para perto do centro do sol.

Duplique a Camada órbita e mude seu nome para trajetória, oculte a Camada órbita


Com a tecla  Ctrl pressionada selecione as Camadas terra e trajetoria, clique no centro, na alça verde das Camadas envolvidas.


Solte a tecla Ctrl e com o Botão direito do mouse clique no contorno da trajetoria e escolha a opção Vincular a Spline.

Oculte a visualização da Camada trajetória, ative a visualização da camada órbita e observe que ao mover a Camada terra ela se move seguindo o contorno definido.
Como ponto inicial vamos deixar a terra 3 quadros próximo da parte superior do sol, mude o Modo de Interpolação padrão para Linear e ligue o Modo de Animação.

Clique na Caixa Tempo Atual, digite 24 e tecle Enter, clique no Painel Quadro Chave e no sinal de + na base do painel para criar um quadro chave nessa posição. Arraste a terra para parte de baixo da óribta quase na mesma posição. 


Crie um novo quadro chave no posição 48 e arraste para o outro lado do sol, próximo de 3 quadros. Na posição 72 crie mais um quadro chave e arraste para próximo do sol na parte superior. Por fim na poisção 96 crie o último quadro chave e arraste a terra para 1 quadro antes da animação começar.
Clique no Botão Tocar para ver a animação rodando. Observe que a terra passa na frente do sol em todo o trajeto, mas na verdade queremos que ela circunde o sol e passe por trás dele na parte superior. Para resolver esse problema devemos controlar a profundidade da Camada terra ao passar pelo sol.

Ative a visualização da Camada background.

Navegue até a posição 96 e no Painel de Propriedades altera a opção Profundidade Z para 3. Teste novamente a animação. A Profundidade 3 corresponde a Camada sol, mas na prática o Synfig acrescenta sempre mais 1 ao valor digitado, assim na verdade estamos não posição 4.

Oculte a Camada órbita e teste a animação. Salve e exporte.

Caso tenha duvidas nos procedimentos para salvar e exporta assista aos videos anteriores.






Você também pode gostar desses posts

2 comentários

  1. Boa tarde. Tentei fazer o Tutorial. Fui bem até a terra ter que passar por trás do Sol. A profundidade fica maior que a do Sol mas a imagem continua a frente.
    O que posso estar fazendo de errado?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri só vi agora perdão pela demora... a maior erro é na camada .. a sua imagem tá na camada correta?

      Excluir

Like us on Facebook